OUVIDORIA

Perfil do ouvidor – Guilherme Pimentel

Advogado formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Guilherme Pimentel tem como suas principais áreas de interesse a cultura popular, os direitos humanos e a segurança pública. Durante a faculdade, atuou fortemente em defesa da universidade pública e ajudou a construir o Movimento Direito Para Quem, coletivo de estudantes e profissionais do direito com quem prestou assessoria jurídica popular e participou de diversas iniciativas que buscavam democratizar o acesso aos direitos e os caminhos para efetivá-los. Em 2004, foi voluntário da Defensoria Pública, onde realizou o primeiro atendimento ao público.

Entre 2009 e 2014, compôs a equipe da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da ALERJ, onde atendia vítimas de violações de direitos, documentava e apurava os casos recebidos, cobrava soluções dos órgãos competentes e articulava audiências públicas temáticas. Além disso, participou também da formulação de projetos de lei que tratavam da promoção da cultura popular, mecanismos de fiscalização do poder público e políticas públicas para a juventude.

Após a experiência na Comissão, Guilherme trabalhou na Nossas, onde foi um dos responsáveis por idealizar, desenvolver e coordenar o DefeZap, serviço de orientação em direitos via WhatsApp e denúncias de violência ilegal cometida por agentes públicos no Rio de Janeiro. Em pouco mais de 2 anos, o DefeZap orientou mais de mil cidadãos e documentou centenas de casos com provas, colaborando com investigações de abusos cometidos por agentes públicos e com o trabalho de atendimento a vítimas e testemunhas pela Defensoria Pública. Em função dos resultados obtidos, o DefeZap foi premiado internacionalmente por sua inovação no acesso à Justiça.