Na ocasião, a jornalista Ana Paula Araújo, que apresentou o evento, ressaltou a trajetória do Defensor Geral à frente da Instituição. “A Defensoria Pública tornou-se exemplo de eficiência para as demais defensorias dos estados da federação. E esta proeminência da Instituição deve-se ao incansável e competente corpo de defensores, mas também, em grande parte, à dedicação e competência do Defensor Público Geral, Nilson Bruno, que cumpre o seu segundo mandato à frente do órgão”, disse a apresentadora.
Ao todo cinco pessoas foram homenageadas pelo TCM. Além do Defensor Geral, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Jonas Lopes; o presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz; a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Leila Mariano, e o diretor da Revista Justiça & Cidadania, Orpheu Santos Salles. A desembargadora Leila Mariano fez o discurso de agradecimento em nome de todos os agraciados, ressaltando a importância dos Tribunais de Contas de todo o país e destacando a vida do ministro Victor Nunes Leal.
A mesa foi composta pelo procurador de Justiça Carlos Antônio Navega, decano do Ministério Público, pela desembargadora Maria Ines Gaspar, 1ª vice-presidente do Tribunal de Justiça, pelo presidente do TCMRJ, conselheiro Thiers Vianna Montebello, pelo procurador geral do Município Fernando Dionísio, representando o prefeito Eduardo Paes, e pelo secretário estadual da Casa Civil, Leonardo Espíndola, representando o governador Luiz Fernando Pezão.