Um dia especial. Foi assim que a maior parte dos participantes do Dia da Servidora e do Servidor descreveram o evento de comemoração à data promovido pela instituição no último dia 8 de novembro, no Hotel Windsor Flórida, no Flamengo. A programação não se restringiu apenas a questões funcionais, mas priorizou temas relacionados ao bem-estar físico e mental daqueles que se dedicam a servir à população.
O evento foi organizado em parceria pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), pelo Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) e pela Associação dos Servidores da Defensoria Pública (Asdperj), com o apoio da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública (Fesudeperj) e do Sicoob. Ao todo, 131 servidoras e servidores estiveram presentes ao evento que, pela primeira vez, foi realizado fora da sede. Colaboradores das unidades da Baixada Fluminense, da região metropolitana e do interior contaram com transporte fornecido pela instituição para participar do Dia.
Realizado entre às 13h e 18h, na cobertura do Windsor, o evento contou com uma programação abrangente. A abertura foi realizada pela Orquestra Ensemble Carioca, que é formada por jovens que tocam violinos, violas, violoncelos, contrabaixo, percussão e clarinete.
Na sequência, ocorreu a abertura institucional, da qual participaram a 2ª subdefensora pública-geral, Paloma Lamego; o secretário de gestão de pessoas, Leandro Moretti; a diretora de capacitação do Cejur, Adriana Britto; a presidente da Fesudeperj, Fátima Dourado; o ouvidor-geral Pedro Strozenberg; o presidente da Asdperj, Gustavo Belmonte; a coordenadora de recursos humanos, Erica Almeida; e o diretor de gestão de pessoas, Frederico Rocha Magalhães, que foi o mestre de cerimônias do evento. Os participantes da mesa destacaram a importância do trabalho realizado pelos servidores da instituição.
Após a abertura, houve a palestra “Transformação de Conflitos”, ministrada pela defensora Julia Luz, subcoordenadora de Mediação da DPRJ. Depois foram realizadas atividades diversas para as pessoas previamente inscritas. Foram realizadas palestras sobre os temas “Previdência”, “Emoções Tóxicas”, “Motivação e Relações Interpessoais” e “Atuação Estratégica”. Também foram promovidas oficinas de “Ginástica Laboral” e “Meditação”. O evento foi encerrado com coquetel, sorteio de brindes e apresentação do Grupo Nova Raiz do Samba.
– Achei ótima a ideia de o evento ser realizado fora das dependências da Defensoria. Resultou em uma maior integração entre os servidores e maior foco nas atividades. Participei da ginástica laboral e da oficina de meditação. Ambas foram ótimas escolhas, dinâmicas e com bons profissionais. O coquetel também foi excelente e muito animado. Parabenizo os organizadores pela dedicação na montagem e realização do evento – afirmou Karine Siqueira, servidora da Coordenação Cível.
– Foi um momento de confraternização, importante para nos aproximarmos dos nossos colegas. O evento nos permitiu interagir com os colegas de outros setores, tornado a Defensoria Pública única, sem a barreira das nossas portas ao menos no nosso Dia – acrescentou Levi Gomes, servidor da Diretoria de Comunicação.
Iniciativa aprovada
Segundo pesquisa realizada pela DGP, 100% dos participantes ouvidos afirmaram ter gostado das atividades oferecidas e do fato de o evento ter sido externo. O Recursos Humanos recebeu também uma série de depoimentos, com elogios à organização e sugestões para a próxima edição. Confira aqui o resultado do levantamento.
As sugestões, aliás, são levadas muito à sério. Segundo explicou Erica Almeida, a comemoração do dia da servidora e do servidor deste ano foi planejada e organizada com base nas expectativas dos participantes da edição de 2018 que responderam a avaliação do evento daquele ano, expondo suas ideias, sugestões, elogios e críticas.
– Essa junção de informações e dados foram suficientes para que déssemos início a um projeto ainda maior. Tivemos diversas reuniões para traçarmos como cada etapa aconteceria e a nossa maior conquista foi realizar, pela primeira vez, o evento fora da nossa sede. As pessoas estavam felizes, descontraídas e pareciam não acreditar na dimensão do evento. Isso foi maravilhoso! Os participantes a todo momento agradeciam e elogiavam o RH, e isso com certeza nos motiva ainda mais a continuar lutando por uma comemoração cada vez melhor. O mérito desse sucesso é também dos setores que nos ajudaram, como o Cerimonial, Transporte, Diretoria de Comunicação, Cejur, Associação dos Servidores e Fesudeperj. Aos servidores fica registrado o nosso agradecimento. A festa foi por eles e para eles. Ano que vem tem mais – afirmou a coordenadora de RH.
O secretário de gestão de pessoas destacou que os servidores da DPRJ merecem o reconhecimento pela garra com que desempenham suas funções diariamente, seja no órgão de atuação, seja no exercício da atividade meio.
– Fiquei muito feliz por ter participado do evento, organizado com tanto carinho pela equipe da Coordenação de RH e pela Diretoria de Capacitação do Cejur. É muito importante ter esses momentos de congraçamento e reconhecimento para renovarmos nosso entusiasmo com a função pública que exercemos, principalmente nesse momento de vilanização do serviço público – destacou Leandro Moretti.
Política institucional
O Dia da Servidora e do Servidor na Defensoria Pública ocorreu no dia 8 de novembro. No entanto, a data é originalmente comemorada no dia 28 de outubro. Criada pela Lei 8.112/1990, a data é um reconhecimento ao trabalho de milhões de pessoas que servem à sociedade nos diversos órgãos da administração pública nas esferas federal, estadual e municipal.
A DPRJ tem atualmente 1.287 servidoras e servidores em seus quadros. Criada pela Resolução nº 903, de outubro de 2017, o Dia da Servidora e do Servidor é uma política institucional de reconhecimento ao quadro da instituição, que exerce a nobre missão de assistir pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade.
Confira as imagens do Dia da Servidora e do Servidor da Defensoria Pública aqui.