Em visita de intercâmbio ao Brasil, comitiva de defensores de países do Mercosul esteve do Rio de Janeiro para conhecer o funcionamento e as formas de atendimento da Defensoria Pública do Estado e também atuação institucional na área criminal e na saúde.
As visitas da comitiva aconteceram nos dias 18, 19, 21 e 22 de novembro. Sempre acompanhada por um defensor público da estrutura administrativa da DPRJ, a comitiva esteve no Núcleo de Primeiro Atendimento de Família de Madureira, no Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) e na Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cdedica).
Os defensores do Mercosul também visitaram unidade do complexo penitenciário de Bangu; acompanharam vistoria no Hospital Alberto Torres e percorreram Circuito de Favelas por Direitos.
A visita ao Núcleo de Madureira, ao Nudecon e à Cdedica foi guiada pela defensora pública Luciene Torres, coordenadora geral do Interior e da Baixada Fluminense. Segundo a defensora, os visitantes colheram informações sobre a rotina do atendimento, levaram cópias de petições, de declaração de hipossuficiência, e cartilhas.
— Eles ficaram bastante impactados principalmente com o funcionamento do Núcleo de Defesa do Consumidor porque eles desconheciam a forma como é feito o atendimento das demandas do consumidor aqui no Brasil — disse Luciene.