Realizou-se nesta quinta-feira, 22, na sede da Defensoria Pública reunião conjunta da Cdedica e Cedca (Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente), representada por sua presidente, Mônica de Alkimin Moreira Nunes, presidida pela nova coordenadora da Cdedica, Eufrásia Maria Souza das Virgens. Na ocasião, foi apresentada a proposta de criação de um Comitê Permanente de Enfrentamento à Violência Institucional no Sistema Socioeducativo, que será deliberada na próxima reunião do referido Conselho. O comitê irá monitorar e fiscalizar todo o atendimento dado a adolescentes, promovendo, inclusive, a integração operacional entre todos os entes que trabalham com a questão.

“Foi uma reunião muito positiva”, resumiu a coordenadora da Cdedica. O encontro, que teve como tema Violência no Sistema Socioeducativo, contou com a presença de Defensores Públicos e representantes de órgãos públicos, tais como, a secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Angélica Goulart (por videoconferência), o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), representado por Carlos Nicodemus, a Associação dos Conselheiros Tutelares, representada por Juarez Marçal e entidades da sociedade civil que atuam na defesa de crianças e adolescentes.

Pela Defensoria, participaram ainda os subcoordenadores do órgão, Rodrigo Fully e Elisa Cruz; o coordenador do Nudedh, Fábio Amado; e o defensor público de Nova Iguaçu, Antonio Carlos Oliveira, bem como a subsecretária estadual de Direitos Humanos, defensora pública Andréa Sepúlveda, e o desembargador Siro Darlan também estiveram presentes. O Defensor Público-Geral, André Castro, abriu os trabalhos.


VOLTAR