A defensora pública Carla Beatriz Nunes Maia recebeu a medalha Pedro Ernesto, em cerimônia realizada nessa segunda-feira (12), na Câmara Municipal. A homenageada foi escolhida por sua atuação em defesa dos direitos das pessoas em situação de rua.
A defensora é responsável pela criação do projeto "Ronda de direitos humanos", que tem como objetivo prevenir abusos de agentes públicos a quem está sem teto. O projeto recebeu o Prêmio Inovare em 2018.
Outra iniciativa importante desenvolvida pela defensora é o Posto de Atendimento Especializado para Identificação Civil,, no Méier, que promove a ampliação do acesso à documentação básica e acolhimento dessas pessoas em situação de vulnerabilidade.
"Em meu trabalho procuro olhar o morador em situação de rua de igual para igual. Acessamos a história desse indivíduo procurando entender seu contexto para dar o encaminhamento certo e efetivo. No nosso trabalho, criamos vínculos e rede de confiança e, com esses pilares, vamos conduzindo e orientando essas pessoas", disse a defensora na ocasião.