A Defensoria Pública abriu as portas para receber lideranças de comunidades assistidas pelo Núcleo de Terras e Habitação (Nuth). A plenária foi realizada na sede operacional Menezes Côrtes, no Centro, na sexta-feira, 23. O encontro foi conduzido pelo 2º Subdefensor Público-Geral, Rodrigo Pacheco, e pelo coordenador do Núcleo, defensor público João Helvécio de Carvalho, com um público de 150 pessoas, aproximadamente, de diversas localidades.
Participaram do evento, as Defensoras Públicas Adriana Bevilacqua e Betina Boechat, titulares no NUTH e no Núcleo de Loteamentos.
Na ocasião, o 2º Subdefensor Público-Geral, Rodrigo Pacheco, explicou que a Defensoria Pública é uma Instituição democrática e que terá como prática ouvir as lideranças dos movimentos que envolvem os seus assistidos. O coordenador do Nuth, João Helvécio, destacou que o objetivo é estabelecer uma agenda permanente de diálogo com as comunidades, visando dar transparência e permitir a interação necessária na busca de maior visibilidade aos problemas decorrentes da violação ao Direito de Moradia. Durante o encontro, a coordenação do NUTH solicitou aos presentes que apresentem sugestões para montagem do PPA da Defensoria, na linha de participação popular prevista na Resolução n° 755 de 9 de janeiro de 2015, o que trará maior estruturação para o atendimento, com mais qualidade e eficiência.
O presidente da Associação Novo Recreio, Edison Pereira, disse que a reunião foi muito esclarecedora. “Dessa forma esperamos mais vitórias”, afirmou. Já a assistida Marilza Pereira considerou o momento importante para a conscientização da comunidade.
Entre os presentes, havia representantes de entidades de defesa do direito à moradia, técnicos da UFRJ, da UFF, que auxiliam o NUTH em alguns projetos, além de líderes da Pastoral de Favelas da Arquidiocese do Rio de Janeiro.