O curso de formação Defensores da Paz, promovido pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), retorna a Macaé na quarta-feira (7). Nesta edição, o curso, que tem o objetivo de promover a educação em direitos junto à população local, acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Macaé e o Instituto Federal Fluminense (IFF). As aulas abordarão temas como o direito à moradia, direito à saúde, direitos humanos e direito previdenciário.
A aula inaugural será ministrada pela defensora pública Karen Simões que, além de apresentar o curso e o cronograma dos encontros, irá abordar, em celebração aos 13 anos da Lei Maria da Penha, questões relacionadas aos direitos da mulher. Além disso, haverá apresentação do Coral do IFF de Macaé, apresentações teatrais e uma exposição de fanzines, promovida pelo projeto de extensão IFanzine do IFF.
A aula inaugural contará com a participação da assistente social do IFF Debora Spotorno; do diretor do IFF de Macaé Marcos Antônio Cruz; da secretaria adjunta de qualificação profissional Leandra Lopes; e da Coordenadora-geral do Interior e da Baixada Fluminense da DPRJ, Luciene Torres.
Ao todo, serão realizados 10 encontros semanais até dezembro 2019. As aulas acontecem às quartas-feiras entre 13h30 e 17h30 no Instituto Federal Fluminense localizado na Rodovia Almirante Peixoto, km 164, no bairro Imboassica, Macaé.
O Defensores da Paz acontece desde 2016 e já formou turmas em diversas localidades do estado como Volta Redonda, Campos dos Goytacazes e Duque de Caxias.