O atendimento da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) em Barra do Piraí será realizado em um novo endereço. Na sexta-feira (12), a instituição inaugurará uma nova sede no município que fica no sul do estado. O novo espaço, localizado na rua José Alves Pimenta, n. 1221, no bairro Matadouro, é maior que o anterior e é mais próximo ao fórum e a delegacia da cidade. Segundo a defensora Luciene Torres, coordenadora-geral da Baixada Fluminense e Interior, o objetivo é melhorar o atendimento à população local.
- A construção de uma nova sede para a Defensoria Pública se deu pela necessidade de um espaço de atendimento mais amplo e que pudesse unificar todos os órgãos de atuação da instituição. A nova sede fica próxima à delegacia e ao fórum, o que facilita o atendimento tanto para à população, quanto para os defensores públicos e a equipe da DPRJ - afirma.
Na nova sede funcionará o núcleo de primeiro atendimento da DPRJ e os órgãos de atuação da instituição junto às varas cível, criminal, de família, da infância e juventude e dos idosos. O local também concentrará o atendimento dos assistidos junto ao juizado da violência doméstica, juizado especial cível e do juizado da fazenda pública. O espaço conta ainda com gabinetes individualizados, equipamento de informática, sala de mediação, rampas de acessibilidade, sala de reunião, refeitório, copa e um auditório. As instalações da coordenação ficam no segundo andar.
Participarão da inauguração o defensor público-geral Rodrigo Pacheco, o prefeito da cidade Mário Reis Esteves e a coordenadora-geral da Baixada e do Interior Luciene Torres. A solenidade será realizada no próximo dia 12, às 11h, no endereço da nova sede da Defensoria, na rua José Alves Pimenta, n. 1221, no bairro Matadouro, em Barra do Piraí.