O projeto Construindo a Cidadania terá uma segunda edição na próxima sexta-feira (28). Promovido pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), em parceria com as forças de segurança do estado, a iniciativa irá atender, desta vez, integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e seus familiares.
A ação ocorrerá das 9h às 15h no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, localizado na Praça da República, nº 45 – Centro. Na ocasião, a Defensoria Pública prestará orientação jurídica e atendimento em áreas como Direito do Consumidor e Direito de Família, por exemplo.
A primeira edição do projeto foi no dia 8 de junho, na Polícia Militar. A previsão é que mais edições sejam promovidas junto a outras instituições ligadas à segurança, como a Polícia Civil. O projeto nasceu do diálogo com o governo do Estado e tem como objetivo levar assistência jurídica aos integrantes destas instituições e seus familiares que, devido à natureza de suas atividades, podem estar em situação de vulnerabilidade e nas hipóteses previstas de atendimento pela Defensoria Pública.
O Defensoria e Corpo de Bombeiros: Construindo a Cidadania também visa atender aqueles que, devido a intensa rotina de trabalho, muitas vezes não conseguem resolver pendências jurídicas simples.