Na próxima sexta-feira (24), a Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) realizará, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), o primeiro evento do projeto “Defensoria Pública cumprindo seu papel na Educação” que visa valorizar e conscientizar os gestores de educação, além de promover debates que ajudem a transformar positivamente o ambiente escolar das unidades educacionais do estado.
A edição inaugural do projeto tem o objetivo de promover o debate sobre a prevenção de conflitos no ambiente escolar. O evento está marcado para começar às 8h30 com um café da manhã de boas-vindas e seguirá até o final da tarde com uma série de palestras e debates.
– Considerando que a educação em direitos é uma missão legal da Defensoria Pública, estamos levando o projeto para as 15 regionais da Secretaria de Educação com o objetivo de promover o debate de temas muito relevantes na sociedade e que muitas vezes acontecem dentro das unidades de ensino. A Secretaria é nossa parceria nessa iniciativa e a Defensoria é uma incentivadora da Educação. Diretores e professores passam por tantos problemas e é importante que eles saibam que podem contar conosco para uma atuação conjunta – destaca a chefe de gabinete da DPRJ, Carolina Anastácio.
A mesa de abertura contará com participação do Defensor Público-Geral do Estado Rodrigo Pacheco; o Secretário Estadual de Educação Pedro Fernandes; o Coordenador de Gestão Intersetorial da SEEDUC Charles Castro; a Chefe de Gabinete e Coordenadora de Programas Institucionais da DPRJ Carolina Anastácio; a Diretora de Capacitação do Centro de Estudos Jurídicos da DPRJ Adriana Britto; a Defensora Pública da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Maria Carmen de Sá; e o Ouvidor-Geral da DPRJ Pedro Strozemberg.
– Eventos como esse são de extrema importância. A prevenção de conflitos melhora todo o ambiente escolar e traz benefícios que vão desde a redução do abandono até a melhoria nas condições de trabalho para os professores. Por isso, estamos implementando no Estado o Programa Cuidar, que levará profissionais qualificados para as unidades da rede estadual, com o objetivo de atuarem como Monitores Comunitários, garantindo a segurança e, também, realizando a mediação de conflitos – ressalta o secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes.
As palestras serão ministradas por defensores e defensoras da DPRJ e abordarão temas relacionados aos conflitos nas relações familiares, ao estatuto da criança e do adolescente, a violência contra mulher e as formas de prevenção e transformação de conflitos.
O evento acontecerá das 8h30 às 17h no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho, localizado na Travessa Manoel Continentino, n. 32, São Domingo, Niterói.