As comemorações pelo Dia Internacional do Consumido, nesta sexta-feira (15), serão marcadas por uma ação no Largo da Carioca. Organizado pelo Procon Carioca, a iniciativa contará com a participação do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), assim como de instituições como o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Proteste, a Escola de Educação Previdenciária e a Anatel.
Na ação, que ocorrerá simultaneamente em todo o Brasil, das 10h às 12h, será divulgada a Plataforma consumidor.gov.br. Os representantes dos órgãos ensinarão os consumidores a baixarem o aplicativo e a registrarem suas reclamações, o que é muito simples. Após o evento, será feito um balanço da quantidade de downloads realizados.
Haverá distribuição de folhetos e adesivos sobre a plataforma, além de material educativo de prevenção ao superendividamento. Durante todo o evento, das 10h às 16h, o Procon Carioca realizará o atendimento de rotina.
A defensoria Patrícia Cardoso, coordenadora do Nudecon, falou sobre a importância dos consumidores estarem atentos aos seus direitos.
– A Defensoria Pública do Rio de Janeiro, por meio do Nudecon, faz a gestão da plataforma no Estado do Rio de Janeiro e entende que a solução extrajudicial dos conflitos é sempre a melhor opção. Poder fazer isso de casa, pela internet e em um ambiente seguro, proporcionado pelo Estado, é o melhor dos mundos – afirmou a defensora.
A plataforma
No consumidor.gov.br, o cliente reclama direto com a empresa. É um serviço público, gratuito, que visa à resolução alternativa de conflitos de consumo, pela internet, a partir da ação integrada entre a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Procons, Ministérios Públicos, Defensorias Públicas, Tribunais de Justiça e empresas participantes. Mais de 80% dos casos são resolvidos e a solução geralmente acontece em até sete dias. No município do Rio, a gestão da ferramenta é feita pelo Procon Carioca e, no restante do estado, pelo Nudecon.
A participação das empresas é voluntária e só é permitida àquelas que aderem formalmente ao serviço, mediante assinatura de termo, no qual se comprometem a conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados. O consumidor.gov.br tem 494 empresas cadastradas.
A palavra final é sempre do consumidor, pois, após a resposta do fornecedor, o reclamante tem a possibilidade de avaliar se a reclamação foi resolvida ou não, atribuir uma nota de satisfação e um comentário final.