Tiago Abud, autor de "Entre Putas, Ratos & Juízes"

 

O defensor Tiago Abud lançou no final de 2018 o livro “Entre Putas, Ratos & Juízes – História de um defensor”. O romance conta a história de Salvador Fidélis, que, às vésperas da aposentadoria como defensor público, narra seus casos mais curiosos entre aulas, palestras e reviravoltas da própria vida, com a paixão por uma aluna que se prostitui para pagar a faculdade.

Inspirado em histórias reais vivenciadas pelo autor na carreira de 17 anos como defensor público, ele busca provocar uma reflexão sobre a justiça criminal, o sistema penitenciário e, também, sobre o ser humano e a empatia com o diferente. A escolha de escrever um romance vem da liberdade do gênero no qual tudo é permitido, sob a riqueza das figuras de linguagem, inclusive, o exercício da autocrítica aos próprios preconceitos e maneira de atuar como profissional e como pessoa.

– Num mundo de tiroteios, matanças, violências, Salvador Fidélis me fez aprender que a empatia não se restringe à vítima, estendendo-se ao monstro, humano que é – sintetiza o também defensor público Emanuel Queiroz Rangel, que assina o prefácio.

O título polêmico é uma alusão aos diferentes públicos que os defensores lidam no cotidiano profissional, com os quais, sem restrição, Abud diz ter aprendido bastante, do banco de réu aos magistrados. O nome também possui uma singela homenagem ao autor Gabriel Garcia Marques que escreveu o livro “Memória de Minhas Putas Tristes”, que, assim como o livro do defensor, aborda a questão da velhice.

– Não quis ofender ninguém, mas não podemos fingir que está tudo bem, precisamos falar da realidade cruel do sistema de justiça prisional. Por isso minha preocupação de transmitir a minha vivência numa linguagem mais palatável para o público comum poder ter noção do que está acontecendo. Matar e encarcerar mais não é o melhor caminho, é o que podemos observar na prática – reforça o autor.  

O autor

Tiago Abud é defensor público do Núcleo de Campo dos Goytacazes. Mestre em Direito pela Uniflu – Faculdade de Direito de Campos. Professor do curso de pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal da Uniflu – Faculdade de Direito de Campos. Autor dos livros “Interceptações telefônicas: A devassa em nome da lei” e “Direito de defesa. Temas atuais de processo e direito penal”.

 



VOLTAR