A nomeação de Rodrigo Baptista Pacheco como Defensor Público-Geral do Rio de Janeiro foi publicada nesta terça-feira (1°) no Diário Oficial. Eleito para um mandato de dois anos à frente da Defensoria Pública do Estado (DPRJ), o defensor teve o nome confirmado para o cargo pelo governador do estado, Wilson Witzel. A posse de Pacheco será na próxima segunda-feira (7), na sede da instituição.
Pacheco tem 40 anos e é defensor público há 16. Ele foi eleito para comandar a DPRJ, no biênio 2019/2020, por 552 dos 886 votos válidos registrados no pleito realizado com os membros da Defensoria no último dia 9 de novembro. Pacheco, que foi segundo sudefensor público-geral na gestão passada, assume o lugar deixado por André Castro, que chefiou a instituição por dois mandatos consecutivos – de 2015 a 2018.
O novo defensor público-geral formou-se pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e, antes de passar no concurso para a classe inicial da carreira da Defensoria Pública em 2002, foi estagiário do Núcleo do Sistema Penitenciário da DPRJ. Ele é titular da 16ª Vara Criminal da Capital e já passou por órgãos de atuação no Norte e no Sul Fluminense, assim como em cidades da Baixada Fluminense e da Capital.
Pacheco foi diretor de Assuntos Institucionais da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ) no biênio 2004/2005. Ele voltou à associação como vice-presidente no biênio 2008/2009. Em 2013, foi eleito membro classista do Conselho Superior da Defensoria Pública e, de 2015 a 2018, ocupou o cargo de 2º subdefensor público-geral do Estado do Rio de Janeiro.