A coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), Patrícia Cardoso, com o apoio das defensoras Flávia Freitas, Geórgia Cabeços e Daniele Sambugaro, promoveu mais uma aula aberta ao público sobre superendividamento. A palestra ocorreu, na quarta-feira, 25, no auditório da Sede Operacional da DPGE, no edifício Menezes Cortes, dando continuidade ao trabalho de educação financeira oferecido aos assistidos da Defensoria Pública.

Em parceria com o RioPrevidência, o objetivo do programa é combater o superendividamento, por meio de aulas ministradas por Marcelo Fresteiro Ferreira, mais conhecido como Dr. Finanças, com o auxílio do Gestor da Escola de Educação Financeira do Rio Previdência, Carlos Eduardo Batalha. No evento, foram distribuídos folhetos informativos e exibidos slides com dicas. O público pôde tirar dúvidas frequentes sobre taxas de juros, financiamentos e investimentos. 

Nos dois primeiros meses de 2015, o Nudecon atendeu, cerca de, cem pessoas para tratar do superendividamento. Segundo, Patrícia Cardoso, "o NUDECON identifica a cada mês aproximadamente 20 novos consumidores superendividados e estamos percebendo o aumento da demanda." Afirma.

Para se ter uma ideia da importância do trabalho, o endividamento das famílias voltou a subir em janeiro, após três meses de ligeira queda, como mostra levantamento divulgado também na quarta-feira pelo Banco Central. Em janeiro, as famílias comprometeram 46,35% da renda acumulada em 12 meses com dívidas, contra 46,21% registrados em dezembro.



VOLTAR