As defensoras públicas em Petrópolis, Andréa Carius e Marília Pimenta, se reuniram na tarde de hoje (29) com o secretário municipal de Saúde, André Luís Borges Pombo, com o diretor técnico do Hospital Municipal Dr Nelson de Sá Earp (HMNSE), Ricardo Blanc, além de representantes de outras unidades hospitalares, para discutir a superlotação das urgências. Na ocasião, ficou acertado que serão criados, até dia 31 de maio, mais 20 leitos de clínica médica no Hospital Clínico de Corrêas.

De acordo com Andréa Carius, essa solução é parcial. “Ameniza, mas não resolve o problema. Em junho, visitaremos todas as urgências da cidade a fim de constatar se o credenciamento surtiu o efeito esperado”, disse a defensora, que comemorou o avanço menos de duas semanas após a atuação da Defensoria Pública.

O secretário de Saúde, André Luís Borges Pombo, informou também que foi feito um convênio com o Governo do Estado, através do Programa Somando Forças, cujo objetivo é o aumento do número de leitos, bem como reforma do Hospital Alcides Carneiro. Ele disse ainda que o número de leitos de UTI Adulto será ampliado. “Está em fase final a reforma do segundo andar, que ampliará o número de leitos de UTI Adulto sete para 10”.

Ainda de acordo com o secretário, está sendo construído um laboratório no Pronto Socorro Leônidas Sampaio, visando a agilização na conclusão dos diagnósticos. Já o diretor do HMNSE, Ricardo Blanc, garantiu que mesmo quando não há vagas, os casos mais urgentes são atendidos.

A Defensoria Pública abriu Procedimento Instrutório para apurar os problemas enfrentados pelos pacientes da urgência, especialmente a do HMNSE. Em março, a defensora Andréa Carius realizou visita à unidade e detectou a falta de vagas, além de problemas estruturais das urgências em Petrópolis.

Também participaram da reunião a coordenadora médica do Pronto Socorro Leônidas Sampaio, Suelinda Rojas Gonçalves; o coordenador médico da UPA – Centro, Gabriel Vieira Machado; a médica plantonista, representante da UPA – Cascatinha, Eliana Vilela Filgueiras, entre outros.



VOLTAR