A coordenadora do Plantão Noturno, defensora pública Thaísa Guerreiro, e a coordenadora do Núcleo de Fazenda Pública, Samantha de Oliveira, se reuniram na segunda-feira (27) com membros da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fiocruz na sede da DPGE. O objetivo do encontro foi definir quais atividades, programas e projetos serão desenvolvidos por intermédio do convênio de cooperação técnica-científica que será firmado entre as instituições.
No encontro ficou estabelecido que o convênio com a ENSP, unidade técnica-científica da Fiocruz, abrangerá as seguintes linhas de atuação em Saúde: pesquisa, capacitação (cursos de atualização, de especialização e, conforme demanda, mestrado profissional) e a criação de um Fórum Permanente de Saúde, que será capitaneado pela Defensoria Pública em parceria com a ENSP.
Segundo Thaísa Guerreiro, a demanda chegou à Defensoria através do movimento social “Chega de descaso”. “O movimento nos apresentou a Escola, e os professores e pesquisadores propuseram o termo de cooperação com a Defensoria Pública”, explicou a defensora, que afirmou ainda que a previsão é que os cursos de atualização comecem em agosto.
Também participaram da reunião a diretora de Estudos e Pesquisas de Acesso à Justiça, Carolina Dzimidas Hader, e o presidente da Fesudeperj, Pedro Paulo Carriello.