O defensor público-geral, André Castro, e a defensora Rosane Reis participaram nesta quinta-feira (7) da abertura do “Seminário de Política Judicial Latino-Americana em uma Perspectiva da Defensoria Pública”, promovido pelo Fórum Justiça no Rio de Janeiro. Entre os objetivos do evento está a proposição de campanha para a Convenção Regional de Acesso à Justiça, considerando o modelo latino-americano de agência pública e gratuita de acesso à Justiça como instrumento de democracia e efetividade de direitos.

À tarde, a defensora Patrícia Magno, do Núcleo do Sistema Penitenciário da DPGE, coordenou a roda de conversa “Modelo de Justiça Integrador: as dimensões de reconhecimento e a interseccionalidade”, que debateu os entraves ao acesso à justiça enfrentado pelos diferentes setores sociais em situação de vulnerabilidade. 

Palestraram defensores públicos de diversas nacionalidades, como Costa Rica, Paraguai e Argentina, este último, com a presença da defensora pública oficial, Maria Fernanda Lopez Puelo.

Também participaram do seminário, que terá continuidade nesta sexta-feira (8), os defensores públicos João Helvécio de Carvalho, coordenador do Núcleo de Terra e Habitação (Nuth); a coordenadora do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e dos Direitos Homoafetivos (Nudiversis), Lívia Casseres; a coordenadora do Plantão Judiciário, Thaísa Guerreiro; a coordenadora do Estágio Forense, Adriana Britto, e Roberta Fraenkel.



VOLTAR