A Defensoria Pública anunciou hoje (22) um reajuste da bolsa dos estagiários, no percentual médio de 22%, a partir do mês de junho. O valor da bolsa dos estagiários de nível superior passará de R$ 508,00 para R$620,00. Esse é o primeiro reajuste dado desde 2008.

Além do reajuste da bolsa, a Administração antecipará a data do pagamento para o segundo dia útil de cada mês.

As medidas anunciadas para valorização dos estagiários também envolvem o fomento á formação continuada em matérias relevantes para a atuação cotidiana. Para isso, a Defensoria Pública está oferecendo cursos presenciais e on line, assim como o acesso a todos os cursos realizados pelo CEJUR - a exemplo da capacitação sobre o Novo CPC – disponíveis na nova plataforma eletrônica para ensino à distância da FESUDEPRJ.  Os boletins do CEJUR também já estão sendo enviado para todos os estagiários, que terão desconto nos cursos oferecidos pela FESUDEPERJ.

O anúncio foi feito durante reunião do defensor público-geral, André Castro, e da coordenadora do Estágio Forense, Adriana Britto, com representantes dos estagiários.

Plano de Capacitação dos Servidores e Estagiários é lançado na DPGE

Foi lançado nesta sexta-feira (22), o Plano de Capacitação Jurídica para Servidores e Estagiários da DPGE no auditório da Sede. De acordo com a diretora de Capacitação de Servidores e Estagiários, Adriana Britto, o curso será dividido em cinco módulos: Varas de Família, Cíveis, Criminais, Núcleos de Primeiro Atendimento e Direitos Humanos. O objetivo é debater  questões práticas e recorrentes nos órgãos de atuação. “Cada módulo vai contar com quatro aulas e as atividades começam no dia 12 de junho”, disse a defensora.

Durante o evento, o diretor-administrativo da FESUDEPERJ, Paulo Vinicius Cozzolino, apresentou o sistema pela plataforma da Fundação. De acordo com Adriana, os cursos ficarão disponíveis no portal, onde, inclusive, já podem ser encontradas as aulas do curso sobre o Novo CPC, promovidas pelo CEJUR.

O presidente da FESUDEPERJ, Pedro Paulo Carriello, e a defensora pública Renata Tavares da Costa ministraram aula magna sobre "A Defensoria Pública, os Direitos Fundamentais e os Novos Desafios Institucionais". Ao final do evento houve sorteio de duas bolsas do curso regular da Fundação, cujos ganhadores foram as estagiárias Mariana Torrão Pacheco (11º Juizado Especial Cível da Penha) e Rayane Santos Ramos (1ª Vara de Família de Caxias). Já os estagiários Matheus Mondaini Freitas (Núcleo Cível de Jacarepaguá) e Marcos Fábio da Silva Azevedo (1ª DP do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Duque de Caxias) ganharam um notebook.

O Defensor Público-Geral, André Castro, e o diretor do CEJUR, defensor público José Augusto Garcia, também participaram do evento. Segundo Castro, “a qualificação permanente dos servidores e estagiários é essencial para a qualidade dos serviços oferecidos pela Defensoria Pública e a iniciativa de hoje trará excelentes resultados”.

 



VOLTAR