A cidade de Itaperuna ganhou nesta segunda-feira (1) uma nova sede para o núcleo da Defensoria Pública do Estado. O defensor público-geral, André Castro, e o governador Luiz Fernando Pezão inauguraram o espaço que tem acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, três salas de atendimento e com capacidade para atender 150 pessoas diariamente.

O local é a sede do Núcleo de Primeiro Atendimento, onde a população busca orientação com a equipe do defensor público titular de Itaperuna, Moacyr Martins. Entre os serviços prestados estão atendimento, triagem, mediação de conflitos, obtenção de documentação e início de processos nas diversas áreas do Direito.

- Esperamos que a população tenha mais conforto e comodidade nessas novas dependências. Junto com minha equipe espero proporcionar aos assistidos da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro uma assistência jurídica integral, gratuita e que essa nossa casa seja o espaço da cidadania, da viabilização do direito - disse o defensor público Moacyr Martins.

Já o defensor público- geral do Estado do Rio de Janeiro, André Castro, ressaltou que esta é a inauguração inicial das novas sedes de Núcleos de Primeiro Atendimento.

- É neste espaço que as pessoas procuram, pela primeira vez, nossos serviços e passarão a ser acolhidos em instalações amplas, modernas, confortáveis, com todos os requisitos de acessibilidade. Essa é a primeira inauguração das novas sedes já que a procura pelos serviços da Defensoria Pública têm aumentado enormemente em nosso estado. Estamos nos empenhando ao máximo na racionalização dos nossos recursos para acolher essa grande demanda com serviços de qualidade - afirmou o defensor público-geral, André Castro.

O governador Pezão destacou a importância dos serviços prestados pela Defensoria Pública no atendimento à população.

- A Defensoria Pública é um órgão importante para levar cidadania e dignidade para as pessoas e beneficiar a população que mais precisa ter seus direitos defendidos. Vocês têm aqui a Casa do Povo, um espaço digno, com acessibilidade. Os profissionais do Rio são extraordinários, os melhores do país. Tenho que lidar com todos, trabalhar com todos e para todos, mas tenho carinho especial pela Defensoria Pública do Estado - disse o governador.

Durante a inauguração, o defensor público geral, Andre Castro, prestou homenagem ao defensor público Romualdo Mendes de Freitas, que atua na região há muitos anos.

Defensores públicos de toda a região compareceram à inauguração, que também contou com a presença do secretário de governo, Paulo Mello, do prefeito de Itaperuna, Alfredão, do 1º subdefensor público-geral, Jorge Bruno, do secretario-geral da Defensoria, Denis Praça, do assessor da corregedoria, Lincon Lamellas, e de prefeitos de várias das cidades do noroeste fluminense.

Confira mais fotos na nossa página no Flickr.



VOLTAR