Resultado do debate entre defensoras e defensores, servidoras e servidores de Defensorias Públicas de todo o Brasil, já está disponível, para consulta e observância, o documento final do Seminário Nacional Qualidade e Eficiência no Atendimento: Experiências e Desafios, realizado em junho na Defensoria Pública do Rio. O texto traz a síntese das discussões das quatro mesas temáticas e as propostas dos Grupos de Trabalho levadas à Plenária.
— O material servirá como parâmetro para o principal propósito das Defensorias, que é a prestação de serviço eficiente aos nossos usuários. O documento comprova nosso compromisso com a qualificação do atendimento — explica a diretora de capacitação do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) da Defensoria do Rio, Adriana Britto.
Em tópicos, de maneira objetiva, a primeira parte do texto apresenta resumo das discussões ocorridas durante as mesas temáticas, sistematizadas em quatro eixos - atendimento disciplinar, atuação extrajudicial, rotinas de atendimento e formação continuada. A segunda parte traz as propostas dos GTs, também divididas em eixos.
O evento contou com a participação de uma centena de defensoras, defensores, servidoras e servidores das mais diferentes áreas de atuação.
— A ideia é que o documento seja fonte de consulta em cada Defensoria e as sugestões aplicadas conforme as necessidades e possibilidades locais. O seminário foi uma grande oportunidade para produção de conhecimento, aprendizagem institucional e troca de experiências, inclusive com premiação de iniciativas exitosas em várias Defensorias — acrescenta Adriana Britto.
O seminário Qualidade e Eficiência no Atendimento na Defensoria Pública: Experiências e Desafios, foi promovido pelo Cejur/DPRJ e pelo Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege), com apoio da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do RJ (Fesudeperj) e do Colégio Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas.