A ação social da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, nesse sábado (28), em Duque de Caxias, vai se juntar ao movimento comunitário em Jardim Gramacho que fará celebração do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha (celebrado no dia 25 de julho). Confirmaram presença no mutirão as secretarias municipais de Educação e Saúde, Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais (Fundec). Além de orientações jurídicas e emissão de novos documentos, orientação quanto ao direito ao planejamento familiar pelos organismos públicos de saúde , a população terá acesso também a serviços de beleza. O evento, que acontece de 9h às 15h, será realizado na Rua Arajé, 63, Praça Alcir Bellucio Cavallini, em Jardim Gramacho.
A adesão à celebração da comunidade pela Defensoria integra o Projeto Jardim Gramacho, que já engloba um trabalho no bairro através de defensores de Duque de Caxias em conjunto com o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NUDEDH), para verificar a incrementação de políticas públicas no local, após o fechamento do aterro sanitário, em 2012. Esta é a segunda edição do evento, que reúne diversos membros da sociedade civil e lideranças das associações de catadores, em homenagem ao Dia da Mulher Negra e de maneira inédita contará com a participação da Defensoria Pública.
Segundo a defensora Alessandra Bentes, a Defensoria em parceria com a secretaria de Educação pretende promover um censo para apurar o número de crianças em situação de subregistro matriculadas nas escolas municipais do bairro, bem como quantas então fora das escolas e das creches: “O exercício da função de defensor público se torna muito mais legítimo quando associado diretamente às demandas da comunidade. E nós aproveitamos esse convite e a mobilização da própria comunidade para levar os serviços da Defensoria para modificar o cenário de subregistro e desconhecimento de direitos no local", afirmou.
O evento terá oficinas de corte de cabelo e beleza e orientações para cursos profissionalizantes, oferecidos pelo Fundec. Já as secretarias de Educação e Saúde levarão profissionais para dar orientações sobre escolas e creches e planejamento familiar. Além disso, as crianças poderão se divertir com as oficinas de leitura de histórias.
Texto: Marcelle Bappersi