Quem passar pela estação Central do Brasil entre 9h e 15h deste sábado (19) poderá ter acesso a uma série de serviços que vão da emissão de documentos básicos a testes de DNA. E gratuitamente. É que na ocasião será realizada a 1ª Mega Ação Social – evento da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ), que será promovido em parceria com a SuperVia, a Defensoria Pública da União, o Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ), o Ministério Público Estadual (MPRJ), o Ministério do Trabalho, a Associação dos Defensores Públicos do Estado (Adperj), a Câmara Municipal de Nilópolis e a Secretaria Estadual de Saúde.
A Mega Ação Social marca o Dia Nacional do Defensor Público, celebrado todo dia 19 de maio, e faz parte da Campanha Nacional dos Defensores Públicos, que neste ano tem como tema “Defensoras e Defensores Públicos pelo direito à documentação pessoal: onde existem pessoas, nós enxergamos cidadãos”.
Na ação social, serão oferecidos serviços diversos: orientações jurídicas em diversas áreas do direito, vacinação contra a gripe e a febre amarela, medição de glicose, além da emissão de segunda via de documentos básicos, como RG e carteira de trabalho. Na ocasião, também será possível realizar testes de DNA para os interessados que comparecerem voluntariamente.
Para alguns serviços, será necessário apresentar originais e cópias de alguns documentos. Confira a lista aqui. É preciso chegar cedo, pois o atendimento será prestado mediante a distribuição de senhas. Quem não puder ser atendido, poderá obter gratuidade para emissão de segunda via de documentos básicos, posteriormente, nos órgãos competentes.
– Comemoraremos o Dia Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos em uma grande ação social na Central do Brasil, local em que passam milhares de pessoas diariamente, a fim de que possamos não só desenvolver nosso trabalho de prestar orientação jurídica a quem dela precisa, mas também para dar visibilidade ao indivíduo que não é visto como cidadão pelo Estado, fornecendo o acesso à documentação básica às pessoas que ainda não a possuem. Esta é a razão de ser da primeira Mega Ação Social da Defensoria Pública do Rio de Janeiro: celebrar o nosso dia trabalhando para que as pessoas sejam enxergadas como cidadãs – explicou a defensora Daniella Vitagliano, Coordenadora Geral de Programas Institucionais da DPRJ e organizadora do evento.
Serviço:
O que: 1ª Mega Ação Social da Defensoria Pública do Rio de Janeiro
Onde: Central do Brasil
Quando: Sábado, das 9h às 15h