O defensor-geral do estado, André Castro, inaugurou a nova sede da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) em Nova Friburgo, cidade da Região Serrana com mais de 185 mil habitantes. Antes funcionando em unidades distintas, a instituição passa a atender em um só local à demanda de cerca de 3,5 mil pessoas por mês.
Inaugurada nesta sexta-feira (10), a nova sede ocupa o 2º e o 3º andar do Centro Empresarial General Osório e dispõe de ambientes climatizados e adaptados às pessoas com deficiência, que também terão à disposição um elevador no prédio. Há, ainda, bebedouro e salas equipadas com TV para melhor atender à população nos 10 órgãos de atuação em funcionamento no local.
– É uma satisfação muito grande, em um contexto de crise financeira e sem ampliar os gastos da Defensoria Pública, conseguir melhorar as condições de atendimento à população porque não há a menor dúvida: se essa crise atinge a todo o serviço público estadual, nós sabemos que ela atinge de maneira muito mais implacável a população pobre do estado e é para essa população que a instituição existe – destacou na inauguração o defensor-geral do estado, que prosseguiu:
– É fundamental que, nesse momento, a Defensoria Pública não se encolha e não se apequene. Pelo contrário, que cresça e dê o melhor de si e de cada um de nós: defensores, servidores e estagiários. É num momento grave como esse que a instituição poderá ou não comprovar a sua missão constitucional, que é prestar assistência jurídica integral e gratuita a todos que precisam e da melhor forma possível. Esse é o compromisso de todos e precisamos utilizar todos os nossos esforços para que essa missão seja atingida – disse Castro.
No 2º andar da nova sede funcionarão dois órgãos de atuação da área de Família, dois criminais e um da área da Infância e da Juventude. Já no 3º andar está o Núcleo de Primeiro Atendimento e quatro órgãos de atuação da área Cível.
– Para a população de Nova Friburgo esse acontecimento é um divisor de águas, pois agora os nossos assistidos poderão ter um atendimento mais humanizado, de melhor qualidade e com mais conforto – observou o coordenador da Região 5, Cristian Pinheiro Barcelos.
– O mais importante é poder dar dignidade às pessoas que procuram a Defensoria Pública para que elas sintam que estão sendo acolhidas num ambiente em que se presta um serviço jurídico de qualidade. Proporcionar isso a elas é muito importante – acrescentou o defensor Raymundo Cano, que atua na região.
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Texto: Bruno Cunha
Fotos: Erick Magalhães