COMUNICADO
O Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) comunica aos colegas defensores públicos que em virtude da crescente demanda de reclamações relacionadas às operadoras de saúde suplementar, e dando continuidade ao trabalho informal que já vinha sendo realizado na tentativa de solução extrajudicial desses conflitos, celebrou na terça-feira (25), Termo de Cooperação com as seguintes operadoras de saúde suplementar: Amil, Bradesco Saúde e Unimed Leste Fluminense.
A iniciativa é pioneira no estado e tem validade, desde terça, em todos os municípios do Rio, inclusive os da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana. Ao assinar o termo, as operadoras se comprometeram em responder, em até três horas, as demandas de urgência e emergência encaminhadas pela Defensoria Pública nos dias úteis e em horário comercial (das 9h às 18h), informando a possibilidade de solução extrajudicial ou não.
Para os demais casos, o prazo é de até três dias úteis. Já os conflitos que surgirem fora desses dias e horários, como, por exemplo, à noite e nos feriados e finais de semana, não estão sujeitos ao acordo.
O acordo assinado busca a solução de todos os problemas oriundos das relações de consumo com as operadoras de saúde tais como: negativa de cobertura, internações e procedimentos cirúrgicos, etc.
A expectativa do Nudecon é de que as demais empresas do setor sigam o bom exemplo das concorrentes e também assinem o documento para oficializar o constante fluxo de informações mantido com o órgão, atualmente, de maneira informal.
Confira nos links abaixo os Termos de Cooperação:
Termo de Cooperação Unimed Leste Fluminense
Atenciosamente
Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon)