Defensor Nilton Honório e Gustavo, vencedor do I Prêmio Fabiano
O Estatuto da Pessoa com Deficiência e o Direito Fundamental à Acessibilidade. Esse foi o tema do artigo vencedor do I Prêmio Fabiano Carvalho Oliveira, entregue na sexta-feira (2), no auditório do 4º andar da sede administrativa da DPRJ. O autor é o ex-estagiário Gustavo Luiz de Souza Bezerra, que terá o texto publicado na revista da Defensoria Pública. Além da publicação do artigo, Gustavo ganhou bolsa de 6 meses no curso regular da Fesudeperj .
2º lugar: Pedro recebe certificado de José Augusto, diretor do Cejur
O segundo lugar ficou com Pedro Henrique Fernandes das Chagas, estagiário na Vara Criminal de Queimados, com o trabalho intitulado "Pai também é quem cria: a possibilidade de coexistências das paternidades biológica e socioafetiva". Ele recebeu uma bolsa num curso online da Fesudeperj de livre escolha. Lotado na Vara Criminal de Niterói, o terceiro colocado, Leonardo Martins Costa, concorreu com o artigo "Resistir para existir: a criminalização da LGBTFOBIA como instrumento de resistência". Todos receberam certificado de premiação.
Leonardo, 3º lugar, e Maria de Fátima Dourado, coordenadora de estágio
O concurso faz uma homenagem ao saudoso defensor público Fabiano Carvalho Oliveira e, em sua primeira edição, selecionou os três melhores artigos doutrinários produzidos por estagiários da Defensoria Pública. Segundo a coordenadora de estágio e residência jurídica, Maria de Fátima Dourado, o nível dos artigos foi muito bom e as notas bem próximas. Para a próxima edição do concurso, ela espera um maior número de inscritos:
– Este ano, no segundo semestre, vamos dar início às inscrições do segundo concurso Fabiano Carvalho Oliveira, para que no início de 2018 possamos divulgar o resultado. Espero que mais estagiários se inscrevam, que se arrisquem mais. O importante é que se sintam estimulados a pesquisar, a escrever e argumentar.