Nesta semana, o trabalho dos defensores públicos repercutiu na imprensa. Confira abaixo:

Sistema de Saúde

Um dos destaques foi a reportagem sobre o sistema de saúde publicada no jornal o Globo de domingo, 30, que ressaltou o aumento do número de ações movidas por pacientes contra governos para obter tratamento de saúde. Segundo levantamento da Defensoria e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 70% das ações de saúde tramitando no Tribunal de Justiça têm atuação da defensoria

Defensoria consegue indenização

A Defensoria do Rio garantiu indenização de quase R$ 200 mil para a família de um jovem que passou mal em casa e foi diagnosticado com leucemia, mas não recebeu o devido atendimento. Ele não resistiu e morreu nos braços da mãe, como mostrou o jornal O Globo.

"Serviço de Primeiro Mundo"

Na segunda-feira, 1, o economista e professor do Ibmec-RJ, Roberto Zentgraf, publicou um ótimo texto em sua coluna no jornal O Globo em que destaca o trabalho do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria. Ele usa expressões como "Serviço de Primeiro Mundo" e "Os defensores dão um show de profissionalismo". 

Destaque no Jornal Nacional

Os direitos do consumidor também foram abordados em notícia do Jornal Nacional de terça-feira, 2. A defensora pública Larissa Davidovich concedeu entrevista ressaltando os direitos dos consumidores que fazem compras por internet e sofrem com atrasos nas entregas, situação que aumentou 10% no ano de 2015.

Atuação em Nova Iguaçu

Como noticiou o Jornal Extra e o Jornal O Dia, cerca de 70 famílias, cujos imóveis financiados foram foram a leilão sem aviso prévio no bairro Valverde, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, contarão com a ajuda da Defensoria do Rio.

Saúde e Política sobre Drogas

A Defensoria do Rio criou uma ação específica de acolhimento e tratamento de usuários de crack. A ação faz parte do projeto "Construindo o SUS com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e ajudará na expansão e implementação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Descriminalização do porte de drogas

O Jornal Futura, do Canal Futura, fez uma excelente reportagem sobre o julgamento do Supremo Tribunal Federal que votará, ainda neste mês, a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal. A votação pode marcar um avanço importante na construção de uma política de drogas mais eficiente e racional.



VOLTAR