A Caravana do Direito à Saúde no Interior já aquece os motores para levar sua terceira edição, agendada para a última semana de setembro, a mais municípios do território fluminense. Em data e local com definição prevista para os próximos dias, a iniciativa da Defensoria Pública do Rio voltará a promover reuniões com especialistas da matéria partindo do mesmo ponto das outras duas ações, o de garantir Justiça e cidadania à população local.
Organizada pela Coordenadoria de Saúde e Tutela Coletiva, em parceria com a Coordenadoria do Núcleo de Fazenda Pública, da Coordenadoria-Geral do Interior, da Assessoria Parlamentar e da Coordenadoria de Programas Institucionais da DPGE-RJ, a caravana será guiada pela experiência exitosa adquirida na primeira edição do programa, realizada nos dias 30 e 31 de julho, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. E também pela segunda, que aconteceu em 24 e 25 de agosto, nas regiões Norte e Noroeste do Estado.
Em ambas, o projeto estreitou laços com os secretários municipais de Saúde e promoveu o diálogo com os defensores públicos atuantes nas regiões visitadas, que, durante a viagem ao Norte e ao Noroeste fluminense, por exemplo, debateram os mais variados assuntos: da expedição de ofícios para mapeamento dos serviços e ações em Saúde à proposta de convênio para o fornecimento extrajudicial dos serviços de Saúde.
- Mais uma vez a Caravana de Direitos foi bem recebida pelos secretários municipais de Saúde, os quais se mostraram entusiasmados com a possibilidade de um trabalho em pareceria com a Defensoria Pública e voltado para a redução da judicialização da Saúde. Os defensores públicos da região, por sua vez, relataram a existência de importantes deficiências na prestação de serviços e se mostraram bastante comprometidos e abertos a realizar um trabalho para reverter esse quadro – destacou a coordenadora de Saúde e Tutela Coletiva, Thaisa Guerreiro.
Texto: Bruno Cunha
Foto: Arquivo Pessoal