Defensora pública Sara Quimas dá as boas vindas à primeira turma do "Acelerando a Escolaridade"

 

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Centro Pop Bárbara Calazans, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Município, deu início ao projeto experimental “Acelerando a Escolaridade”. Trata-se de um curso informal, sem registro no Ministério da Educação, voltado para a educação de moradores de rua.

Mais do que oferecer conhecimentos formais em matemática e língua portuguesa, a experiência pretende garantir aos inscritos conhecimentos básicos de saúde, direitos civis e ferramentas fundamentais para o exercício da cidadania e a busca de direitos.

— Muitos moradores em situação de rua esbarram na dificuldade para compreender uma orientação, um encaminhamento, a localização de um endereço onde podem ser atendidos. A aceleração da escolaridade contribuirá para que se reconheçam como sujeitos de direitos, viabilizando o exercício da cidadania  de forma mais eficaz — declara a defensora pública Sara Quimas, que é a autora da ideia. 

Atualmente em processo de aposentadoria, a defensora Sara Quimas cursa o 2º período de Letras (Português/Literatura) na Universidade Veiga de Almeida, após ter passado por duas capacitações teóricas em alfabetização de adultos. Ela será uma das instrutoras de língua portuguesa, junto a pedagoga Ana Lucia Ometto. O contador Marcelo de Brito Simões é o orientador de matemática. O cabo da Polícia Militar, Elter Matias, integrou-se à equipe de orientadores para dar aulas de geografia e história.

Os encontros acontecem nas segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30, no 4º andar da sede administrativa da Defensoria Pública. A programação do curso também prevê visitas a parques e museus. Os alunos receberão certificado de participação ao término dos três módulos programados, em dezembro.

Aula inaugural

Quatorze pessoas em situação de rua compareceram à aula inaugural do projeto “Acelerando a Escolaridade”, que aconteceu no dia 3 de abril, no 4º andar da sede administrativa da DPRJ. Além de material escolar, os alunos receberam crachás para circularem na instituição, orientações básicas sobre o desenvolvimento do projeto e incentivo à participação através de uma apresentação teatral. Eles também foram convidados a deixar mensagens numa árvore dos sonhos. 

Os moradores de rua participantes da aula inaugural do projeto “Acelerando a Escolaridade” têm histórias de vida difícil. Mais do que ampliar os seus saberes em língua portuguesa e matemática, todos querem mesmo é conseguir trabalho. Jorge da Silva (nome fictício), de 56 anos, é um dos alunos do projeto.

Natural do Rio de Janeiro, ele estudou até a antiga 4ª série primária. Morou durante oito anos na favela do Jacaré, na zona Norte, e viveu três anos na rua. Condenado a 5 anos e seis meses por dirigir um caminhão roubado, está em liberdade condicional após cumprir parte da sua pena, em Bangu. Atualmente, dorme no Hotel Santa Comba, albergue da prefeitura localizado na Rua Tenente Possolo, no centro do Rio de Janeiro.

— Eu estou aqui para melhorar a minha formação escolar. Acredito que esse curso na Defensoria Pública vai me ajudar a conseguir um trabalho de carteira assinada, que pode ser em serviços gerais — diz.

O cadastramento e o fornecimento de parte material escolar do projeto “Acelerando a Escolaridade” ficaram por conta do Centro Pop Barbara Calazans, referência em atendimento à população de rua.  A sala de aula foi cedida pela Fundação Escola Superior da Defensoria Pública, com apoio do Centro de Estudos Jurídicos da Defensoria Pública. A Fesudeperj e o Cejur também forneceram camisetas, crachás, material escolar e lanche.



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