O Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Rio de Janeiro e a Qualicorp assinaram, na tarde desta quinta-feira (9), um termo de cooperação que tornará mais rápida a solução de demandas relativas aos planos de saúde coletivos administrados pela empresa, a maior do ramo no país.
Pelo acordo, a Qualicorp se compromete a colocar à disposição da Defensoria um canal exclusivo pelo qual serão encaminhadas as reclamações dos clientes recebidas pela instituição.
O prazo para resposta é de três horas para os casos urgentes e de três dias para os demais. A cooperação não inclui demandas de urgência e emergência ocorridas fora do horário comercial e em dias não úteis, fins de semana e feriados.
O termo de cooperação foi assinado pela defensora Patrícia Cardoso, coordenadora do Nudecon, e Juliana Pereira, diretora da Qualicorp. Patrícia explicou que a ideia é estabelecer procedimentos e canais de comunicação eficientes, padronizados e formais entre a Defensoria e a administradora de benefícios que possam garantir atendimento ainda mais ágil e satisfatório aos consumidores.
Essa é mais uma iniciativa do Nudecon em favor da solução extrajudicial de conflitos que, ao priorizar a conciliação entre consumidores e fornecedores, colabora para reduzir o número de ações em tramitação no Poder Judiciário.
A Qualicorp é o grupo empresarial líder brasileiro na comercialização e administração de planos de saúde coletivos e serviços em saúde, contando com mais de 4,6 milhões de beneficiários.