A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) atuará em sistema de plantão durante todo o período de Carnaval. Haverá atendimento no decorrer das cinco noites de desfiles das escolas de samba, com 10 defensores públicos e 10 servidores de prontidão para atender ao público do Sambódromo.
Por noite de desfile, dois defensores públicos e dois servidores estarão em uma sala montada no Setor 11 prontos para atender aos casos que surgirem nas noites de sexta (24), sábado (25), domingo (26), segunda (27) e no sábado seguinte, o das Campeãs (4 de março). Experiências passadas mostram que os casos mais comuns atendidos pelo juizado especial montado no Sambódromo são de furto e venda de ingressos por cambistas na área externa.
Plantão Judiciário
A instituição também estará presente no atendimento 24 horas do Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça do Rio, que funcionará de sexta-feira (24) à Quarta-feira de Cinzas (1º de março), com 18 defensores públicos. Haverá dois defensores durante o dia e um à noite, além de servidores e estagiários.
No Carnaval, são comuns casos de furto, de violência contra a mulher, de internação hospitalar e de busca e apreensão de criança e adolescente em razão de regularização de visitas.
Serviço:
Atendimento da DPRJ no Sambódromo
Data: 24, 25, 26 e 27 de fevereiro e 4 de março
Horário: das 19h ao fim dos desfiles da noite
Local: Setor 11 da Marquês de Sapucaí
Atendimento da DPRJ no Plantão Judiciário
Data: 24, 25, 26, 27 e 28 de fevereiro
Horário: 24 horas
Local: Rua Dom Manuel s/nº, no Centro do Rio
Texto: Bruno Cunha