"Fortalecimento de Vínculos Familiares" foi o tema do encontro proposto pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), realizado na manhã desta quinta-feira (08/12) no auditório do 2º andar da sede da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. O encontro envolveu 25 estagiários de nível médio que atuam nas áreas de administração e de informática da DPRJ. Alguns estavam acompanhados de familiares.
O evento contou com a participação da defensora pública Maria de Fátima Dourado, da Coordenação de Estágio. Ela abriu o encontro dando as boas vindas aos presentes, e fez uma introdução na qual explicou a relação CIEE e DPGE, traçou o perfil da atuação da Defensoria, abordando as tarefas administrativas da sede. A defensora também contou a própria experiência e trajetória profissional, que incluiu período de estágio, como estudante de direito, na própria Defensoria Pública.
Um dos estagiários participantes foi André Luiz Corrêa Braz (20), que trabalha há um ano e oito meses na Corregedoria da Defensoria Pública, na sede. Estudante do curso técnico em administração e do segundo ano do ensino médio no Colégio Pedro II, André foi acompanhado da sua mãe, a advogada Helena Corrêa. Segundo ele, o encontro foi muito interessante para despertar nos estagiários a importância do vínculo com a família.
_ O encontro foi interessante pela dinâmica utilizada e pelo conteúdo apresentado. Fomos submetidos a um teste de atenção. Caso aconteça um outro encontro desse tipo eu vou participar, com certeza, afirmou André Luiz.
No material de apresentação da assessoria de Assistência Social do CIEE sobre "Serviço de Convivência - Fortalecimento de Vínculos Familiares" a instituição explica que "desenvolve em todos os seus programas, ações continuadas que visam fortalecer a função protetiva das famílias dos jovens inseridos nos programas e projetos da instituição" e que "o Encontro de Famílias tem por objetivo a socialização da política de Assistência Social, através dos programas desenvolvidos no CIEE-Rio, com os familiares dos jovens. Também visa ampliar e promover um espaço de escuta e troca de vivências familiares, que tragam embasamento para uma análise técnica mais detalhada".
A Assistente Social do CIEE Verônica Leal promoveu dinâmicas que despertaram o interesse dos estagiários e familiares participantes, proporcionando através das técnicas apresentadas um ambiente de descontração através do qual de forma leve e prazerosa, colocou todos em contato com as nuances das relações familiares e interpessoais, mostrando caminhos para uma melhor convivência familiar e social, fundamental para o amadurecimento do estagiário e seu sucesso profissional.