A defensora pública Simone Estrellita da Cunha é a primeira titular do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) a assumir o posto de conselheira no Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro. Com 20 anos de carreira na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ), ela tomou posse, no último dia 3 de novembro, em solenidade realizada na sede do Conselho.
Já empossada como conselheira, Simone Estrellita teve como primeira missão, curiosamente, o cumprimento do livramento condicional de duas detentas no presídio Oscar Stevenson, em Benfica.
- Importante que a política institucional de garantia de direitos das mulheres alcance todos os espaços de atuação da Defensoria Pública, não ficando restrita ao núcleo especializado. É assim que o NUDEM participa, junto com demais núcleos especializados da Política Institucional de Atenção às Presas Grávidas e Mães de Crianças de até 12 anos, instituída pela Resolução DPGE nº 819/2016 - destaca Simone Estrellita.
Até então atuante na área criminal, ela assumiu a titularidade no Nudem em maio deste ano.
- A presença da defensora pública Titular do NUDEM no Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro propiciará a construção de novas linhas de atuação e enfrentamento à violência de gênero contra as mulheres internas no sistema penitenciário do Rio de Janeiro, em especial a institucional. Por outro lado, será a oportunidade de orientar aquelas que estão saindo do sistema e poderão ser encaminhadas a órgãos e serviços de atenção à mulher, de modo que possam prosseguir na busca de novas possibilidades de vida - observou a coordenadora do Nudem, Arlanza Rebello.