O município de Paraty, no litoral Sul do Rio de Janeiro, conta agora com uma nova sede da Defensoria Pública. O espaço foi inaugurado nesta quinta-feira (24), em uma cerimônia que contou com a presença do defensor público-geral, André Castro. A nova unidade da DPRJ funcionará na Rua Santa Rita, nº 184, no centro da cidade.
Até então, a Defensoria Pública atendia em uma sala com apenas 12,5 metros quadrados, dentro do fórum da Paraty. A sede recém-inaugurada é bem maior: tem quase 75 metros quadrados, sala reservada para os defensores atenderem a população, estação de trabalho para todos os servidores e com televisão para acomodar a população enquanto aguarda atendimento.
André Castro destacou que a sede de Paraty é a 12ª inaugurada neste primeiro mandato. As inaugurações fazem parte do compromisso assumido pela administração da instituição de estruturar o atendimento no interior do estado, que, na avaliação do defensor, tende a aumentar com o aumento da crise financeira. "Nesse cenário de crise, mais pessoas precisam do serviço da Defensoria", afirmou.
O defensor público-geral ressaltou que as obras para adaptação do novo espaço, onde até então funcionava um armazém, foram realizadas pelo setor de Engenharia da Defensoria, o que reduziu muito os custos.
- Diante deste cenário de crise, a Defensoria Pública fez a revisão de todos os seus contratos. O que resultou em um corte de 10% do seu custeio. E isso sem prejuízos à atuação da instituição. Cortamos despesas justamente para que pudéssemos expandir o atendimento.
A defensora titular de Paraty, Paula Andressa Fernandes Benette, afirmou que o novo espaço servirá melhor à população.
- Esse foi um passo muito importante para melhor atender aos usuários do serviço do serviço público da Defensoria, ao povo Paratiense. Espero ter força para junto, com o apoio, que tenho certeza que terei, de toda a equipe e da Administração Superior prestar o adequado atendimento ao povo Paratiense e fazer o que esperam de mim - afirmou.
O defensor André Bernades Lopes, coordenador Regional, também destacou a importância da sede própria. De acordo com ele, "Paraty ganhou dois presentes nesta ano: a nova unidade de atendimento e a designação de uma defensora titular" para a cidade.
O secretário de governo de Paraty, José Antônio Garrido Khaled Júnior, parabenizou a DPRJ pela nova sede, que proporcionará "um melhor atendimento aos assistidos".
Ainda participaram da inauguração o juiz titular da comarca, Wilian Satoshi Yamakawa; Rodrigo Mesquita, procurador do município, Marcos Antônio Costa França, presidente da OAB de Paraty; e Vinicius Ribeiro, promotor de Justiça.
O atendimento às pessoas com deficiência continuará a ser prestado na sala então ocupada pela Defensoria dentro do fórum, que já fora adaptada. A Defensoria Pública realiza, em média, 50 atendimentos e 15 audiências por dia na cidade de Paraty.
Texto e fotos: Giselle Souza