A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (7), a entrega da Medalha Tiradentes à defensora pública Eufrásia Maria Souza das Virgens. A comenda é a mais alta conferida pelo Poder Legislativo do Estado.
Autor da proposta, o deputado Marcelo Freixo lembrou que é preciso “reafirmar a importância da Defensoria Pública, muito bem representada e simbolizada” pela coordenadora de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cdedica).
- Tenho muita honra em fazer esta homenagem a Eufrásia. A defensora passou por um momento delicado e injusto. O que ela fez, no que diz respeito ao acesso da juventude pobre à praia, nada mais foi do que o exercício da sua função profissional, ao afirmar que a revista só pode acontecer com fundamentada suspeita – disse o deputado.
Em agosto, a defensora obteve junto à 1ª. Vara de Infância, Juventude e Idoso, habeas corpus preventivo coletivo garantindo o direito de ir e vir de adolescentes da periferia, após episódio em que mais de cem meninos foram recolhidos pela polícia em ônibus com destino à Zona Sul.
Os deputados Tio Carlos, Tia Ju, Luiz Paulo Correa da Rocha e Jorge Felippe Neto também discursaram antes da votação, saudando a atuação da coordenadora da Cdedica.
O assessor parlamentar da Defensoria Pública, Francisco Messias, a subcoordenadora da Cdedica, Elisa Cruz, e a representante da Associação de Defensores Públicos do Estado (Adperj), Elaine Fernandez, acompanharam a sessão na Assembleia Legislativa. Ainda não há data marcada para a sessão solene em que a defensora receberá a Medalha Tiradentes e o respectivo diploma.