O trabalho da Defensoria Pública do Rio rompeu as fronteiras e é destaque na imprensa internacional. Nas últimas semanas, temas como as remoções na Vila Autódromo, a situação dos jovens no sistema socioeducativo, as manifestações políticas dentro dos estádios e as violações de direitos da população em situação de rua foram destaque em veículos como The Intercept, TRT World (TV Turca), TV Arte / Autobus Productions (TV franco-alemã), The Wall Street Journal (EUA), The Asahi Shimbun (Japão), Irish Independent (Inglaterra), BBC de Londres, Petit Journal (França), The Clinic (Chile) e a Agência France Press (AFP).
O resultado está diretamente ligado à divulgação de um informativo especial em inglês (http://goo.gl/LbkcrL) sobre o papel da Defensoria e algumas das suas principais atividades para os jornalistas estrangeiros que vieram para o Rio acompanhar os Jogos Olímpicos. O material foi entregue em mãos aos jornalistas credenciados no Rio Media Center – central montada para oferecer estrutura de trabalho aos enviados para a cobertura do evento – e enviado por email aos principais veículos do mundo.
Confira a matéria da The Intercept sobre as violações de direitos humanos e as Olimpíadas no link http://goo.gl/NpDyJ6. A reportagem publicada pelo The Clinic (do Chile), sobre o caso dos jovens de Costa Barros, fuzilados com 111 tiros: http://goo.gl/j71rAO
O trabalho de divulgação junto à imprensa internacional continua, e será intensificado durante as Paralimpíadas.