Alvo crescente da ciranda do endividamento, consumidores da terceira idade poderão reduzir os riscos de novas contas a pagar colocando em prática as orientações do curso de Proteção Financeira e Direito do Consumidor Idoso, que será ministrado pela coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Rio, Patricia Cardoso, nesta quinta-feira (22). Ela abordará temas como a relação deles com empréstimos, por exemplo, já que são considerados "presas fáceis" porque grande parte é aposentado ou pensionista, ou seja, tem renda certa e fixa. Todas as vagas já estão esgotadas.
De iniciativa do Procon Carioca, o curso exclusivo para a terceira idade é gratuito e acontecerá das 9h às 13h, com emissão de certificado ao final da aula. Além do documento, os participantes receberão, principalmente, mais conhecimento a respeito da relação estabelecida com os bancos e até dicas de como quitar dívidas e evitar o acúmulo de contas.
- O curso em parceria com o Procon possui o objetivo de conscientizar os idosos de seus direitos de uma forma genérica e, em especial, em relação aos contratos bancários e ao superendividamento. Uma vez sabendo seus direitos e conhecendo o assunto, os idosos poderão exercer sua cidadania de forma plena e aprenderão a lidar com as questões relacionadas a bancos, prevenindo-se de eventuais golpes e planejando-se financeiramente para evitar o superendividamento - destaca Patricia.
Para atender a todo o cidadão, o Nudecon possui a Comissão de Prevenção e Proteção ao Consumidor Superendividado.
Informações: 2868-2100.
Serviço:
Curso Proteção Financeira e Direito do Consumidor Idoso
Dia 22 de outubro (quinta-feira), das 9h às 13h.
Endereço: Auditório da Rua Maia de Lacerda 167, Estácio, Zona Norte do Rio.
Texto: Bruno Cunha