O coordenador do Núcleo de Terras e Habitação (Nuth) da Defensoria Pública do Rio, João Helvecio de Carvalho, a defensora pública Rita Franco e o arquiteto da Universidade Federal Fluminense (UFF), Daniel Mendes, estiveram na Vila Autódromo para vistoria às obras de urbanização da comunidade, na Zona Oeste do Rio. A visita técnica realizada nesta terça-feira (14) faz parte do apoio prestado à comissão de moradores formada para a inspeção do andamento das intervenções, conforme previsto no acordo assinado pela prefeitura e que foi proposto pela DPRJ.
Como os integrantes da comissão não têm formação técnica para a fiscalização de obras, a Defensoria Pública auxilia os moradores juntamente com os grupos de apoio a essas vistorias. Entre eles está o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Habitação e Urbanismo da UFF, que lá esteve nesta terça.
- O Núcleo de Terras e Habitação da Defensoria Pública está atento aos detalhes técnicos do empreendimento e, por isso, busca junto aos órgãos do município o máximo de informação dos projetos executivos a fim de evitar problemas futuros na estrutura e na qualidade das obras - destaca o coordenador do Nuth, João Helvecio de Carvalho.
As obras iniciadas há cerca de um mês estão previstas no Acordo Administrativo proposto pela Defensoria Pública e assinado pela prefeitura e pelos moradores para a urbanização da Vila Autódromo. O projeto tem previsão de entrega no dia 22 de julho com 20 casas, um centro cultural, a sede da associação dos moradores e vias urbanizadas, além de instalações de água, luz e esgoto.
Texto: Bruno Cunha