O quarto dos vinte encontros previstos na programação do Curso de Formação Defensores da Paz levou aos moradores e lideranças dos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio, conhecimentos sobre o tema "Condições Adequadas de Vida". A aula ministrada pela defensora pública Andrea Sepúlveda ocorreu na quinta-feira (16) e também contou com a presença da Coordenadora de Programas Institucionais da Defensoria Pública, Daniella Vitagliano, e do coordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), Fabio Amado.

A palestra contou com uma dinâmica de grupo na qual os participantes apontaram como os direitos humanos são violados na comunidade e construíram os encaminhamentos adequados para a solução dos problemas identificados.

- O Curso de Formação Defensores da Paz está na sua quarta aula e ainda continuamos recebendo inscrições. Os alunos chegam com sede de aprender, participam ativamente das discussões e cada vez que encerramos uma palestra, apesar do nítido cansaço em seus rostos ao fim de mais um dia de trabalho, eles saem da Defensoria com cada vez mais conhecimento para defender seus direitos e os de suas comunidades. A parceria com a Fecomercio, que gratuitamente cedeu o transporte para todos os inscritos, com ônibus para buscá-los no Alemão e deixá-los em casa, é fundamental para o sucesso que vem tendo essa iniciativa - observa a Coordenadora de Programas Institucionais da DPRJ, Daniella Vitagliano.

A defensora pública Andrea Sepulveda destacou a importância do curso de formação para os moradores:

- Considerei muito importante o encontro, uma experiência muito rica. Houve uma troca intensa com os moradores, que compreenderam o que é o direito a um padrão de vida adequado e também como identificar as violações a esse direito, além dos caminhos para resguardá-los.



VOLTAR