A Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj)/OAB, a Defensoria Pública/Fundação Escola e o Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro – Cine Odeon lançam o projeto Cine Clube “Direito em Movimento”. A estreia acontece amanhã (29), às 18h, com a exibição do documentário "Cativas – Presas pelo Coração".
O objetivo é proporcionar ao espectador a experiência de assistir em sala de exibição obras de grande relevância do cinema mundial, com temas relacionados ao Direito e à História. A ideia é exibir um filme por mês. Para a realização do projeto será firmado, no dia do evento, Termo de Cooperação entre a Caarj e a Defensoria Pública, por intermédio da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública (Fesudeperj), que tem como finalidade promover o intercâmbio de informações e o desenvolvimento de projetos de interesse comum, incluindo a realização de cursos e seminários, bem como a participação em eventos e debates.
De acordo com o presidente da Caarj, Marcello Oliveira, é de extrema importância aprofundar discussões que, muitas vezes, são tratadas de forma superficial nas redes e mídias.
– Desde o início, nossa intenção era abordar temas difíceis e polêmicos sob o viés jurídico, fugindo do lugar comum. A parceria com a Defensoria Pública e com a Fesudeperj dá nova dimensão ao projeto. Tenho certeza que nosso Cine Clube será marcante e muito contribuirá para o debate na sociedade -, afirmou.
Para o 2º subdefensor público geral, Rodrigo Pacheco, o cine debate é um excelente canal de divulgação dos direitos humanos.
- O projeto reforça a parceria da Defensoria, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Caarj e da Fesudeperj, entidades que historicamente lutam pelos direitos humanos. É estratégico difundir a cultura dos direitos humanos por meio das manifestações culturais e artísticas -, disse.
O presidente da Fesudeperj, defensor público Pedro Paulo Carriello, fala sobre a importância do debate de filmes históricos.
- O cinema é a arte em movimento, no nosso Cine Clube, de instituições que querem movimentar ideias, reflexões e boas ações. Estaremos num espaço clássico do Cine Odeon com excelentes filmes e grandes parceiros -, declarou Carriello.
Após o filme, será realizado debate que será mediado pela jornalista Flávia Oliveira, do jornal O Globo e da Globo News. Participam da discussão a diretora do documentário Joana Nin; a advogada Maíra Fernandes, membro da Comissão de Segurança Pública da OAB/RJ, e o presidente da Fesudeperj, defensor público Pedro Paulo Carriello.
A sala será aberta às 18h para convidados e a exibição do documentário está prevista para as 18h30. O local está sujeito à lotação. Informações pelo telefone: 2277-2324.
Sobre o filme:
“Cativas – Presas Pelo Coração” conta a história de sete mulheres apaixonadas por presidiários. Elas se retém cativas aos seus amores, mostrando que a distância e as limitações da prisão não são capazes de destruir o amor que elas sentem, nem a esperança de constituir família eventualmente do lado de fora. A produção estuda tais relações, que influenciam diversos fatores na vida de cada uma destas mulheres que abriram suas vidas através de relatos e cartas repletas de emoção.
Ano: 2013
Direção: Joana Nin
Gênero: Documentário
Nacionalidade: Brasil
Duração: 77 minutos
Texto: Fernanda Pizzotti