O defensor público-geral, André Castro, firmou, na quinta-feira (28), Termo de Cooperação com a Universidade Católica de Petrópolis (UCP). O convênio formaliza a parceria existente entre as instituições e, através dele, será possível dar continuidade as ações conjuntas. “Vamos ampliar, por exemplo, os cursos de extensão para os alunos da Universidade com atividades práticas na Defensoria, em especial, na solução dos casos que envolvem a população carente”, afirmou Castro. O ato foi realizado na reitoria da Universidade e contou com a presença de reitores e defensores públicos.

A primeira iniciativa a ser realizada após a assinatura do convênio será a realização do evento “A Defensoria Pública Cumprindo seu Papel na Educação”, na segunda-feira (02), na UCP. Com palestras de capacitação para diretores de escolas públicas, municipais e estaduais, em parceria com a Secretaria de Educação do município e com a Coordenadoria Regional Serrana do Estado, o evento tem como objetivo capacitar juridicamente os profissionais envolvidos em questões jurídicas pertinentes ao relacionamento do profissional da educação com os alunos, crianças e adolescentes com quem trabalham.

“Desta forma, esses gestores escolares se tornam multiplicadores dos Direitos e assim as pessoas passam a ser esclarecidas com relação aos direitos delas e podem buscá-los de maneira mais ampla. Além disso, um diretor, ou coordenador de uma escola, vai poder identificar também vítimas de violação a esses direitos humanos, como maus-tratos, bullying, algum problema com relação à efetivação do direito à saúde e violência doméstica”, explica a defensora pública do Núcleo de Família, Marília Pimenta.

De acordo com o coordenador regional da Defensoria Pública em Petrópolis e professor da UCP, defensor público Cleber Alves, nesse momento as funções das Instituições poderão ser potencializadas: “Além do curso de Direito, o convênio pode envolver também outras graduações para a promoção de atividades interdisciplinares, gerando diversas possibilidades. Este marco normativo irá estimular novas ações”.

O reitor da UCP, padre Pedro Paulo de Carvalho Rosa, comemorou o convênio: “Vamos ampliar nossas ações, com maior participação dos estudantes junto às pessoas menos favorecidas da nossa sociedade, bem como a realização de cursos e palestras informativas dentro da nossa Instituição para alunos e comunidade”.

Também prestigiaram a assinatura do convênio a coordenadora de Movimentação, Márcia Gomes; o coordenador-geral do Interior, Marcelo Leão; o secretário-geral, Paulo Vinícius Cozzolino; o vice-reitor, Marcelo Vizani; a pró-reitora acadêmica, Regina Máximo; o diretor do CCJ (Centro de Ciências Jurídicas), professor Antonio Carlos Pimentel e a coordenadora do curso de Direito, professora Sintia Said Coelho. 



VOLTAR