Será realizado no próximo dia 20 de maio, das 9h às 18h, no Hotel Windsor Guanabara – Centro, o II Encontro Sobre Atuação Estratégica da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, dando seguimento ao trabalho iniciado em 2015 com a eleição de temas importantes para a atuação dos defensores públicos em seus órgãos de atuação e a discussão de estratégias e enunciados institucionais.

Neste ano, em novo formato, o II Encontro será precedido de Pré-Encontros nas cinco áreas temáticas: Cível (08/04), Família (11/04), Criminal (29/04), Público e Infância (ambos em 13/05).

Na sexta-feira (13) serão realizados os últimos Pré-Encontros. O evento com o tema “Público” acontecerá a partir das 9h30 e contará com o doutor em Direito Processual pela UERJ, José Aurélio de Araújo, que falará sobre “As convenções coletivas e a Fazenda Pública no novo CPC”. O evento terá como mediadoras as defensoras públicas Samantha Monteiro de Oliveira e Thaisa Guerreiro de Souza e acontecerá na Fesudeperj.

Também a partir das 9h, será realizado o Pré-Encontro sobre “Família” que terá como palestrante a coordenadora de Ações de Sub-Registros do TJRJ, juíza Rachel Chrispino, que abordará o seguinte tema: “Audiência de custódia para Adolescentes Infratores”. A coordenadora de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cdedica), Eufrásia Maria de Souza das Virgens, mediará a palestra, que acontecerá no auditório da Sede Operacional Menezes Cortes.

O objetivo dos Pré-Encontros é compartilhar com os defensores de cada área o material mais atualizado sobre o tema a ser discutido no Encontro, com a presença de renomados palestrantes sobre os temas selecionados, a fim de subsidiar as discussões no dia 20 de maio.

Os encontros foram marcados em datas distintas a fim de permitir a participação em mais de uma área de interesse.

O II Encontro de Atuação Estratégica terá palestras na parte da manhã, com intervalo para almoço às 12h e retorno às 14h para a discussão nas áreas temáticas, em cinco espaços diferentes, nos moldes do encontro anterior. O encerramento dos trabalhos se dará às 18h, após as discussões dos grupos e a elaboração dos novos enunciados institucionais. A programação será oportunamente divulgada.

 



VOLTAR