O município de Pinheiral, no Sul fluminense, sediou na sexta-feira (6) uma nova etapa projeto “Defensoria Pública cumprindo o seu papel na Educação”. O seminário, com palestras voltadas à capacitação em direitos para professores, diretores e demais atores do sistema de ensino nas escolas estaduais e municipais, aconteceu no Instituto Federal do Rio de Janeiro. Idealizado pela defensora Sabrina Azevedo Castro Carvalho há 10 anos, a iniciativa foi encampada pela Defensoria e será levada a diversos municípios do estado. Na semana passada, Petrópolis sediou o evento e estão previstas outras duas edições ainda este mês, em Mendes e Duas Barras.
– É muito bom saber que os colegas estão abraçando e replicando o projeto. Estou muito emocionada em poder levar a educação em direitos para crianças e adolescentes de cidades tão distantes –, ressaltou Sabrina, titular do Núcleo de Primeiro Atendimento de Família de São João de Meriti.
Encantada com o projeto, a defensora Luciene Torres Pereira, coordenadora da Região 4, afirma que iniciativas semelhantes poderiam ser realizados em outras áreas. "Vamos levar informação e fortalecer a Instituição cada vez mais”. Em Pinheiral, ela abordou o tema “A violência no âmbito escolar e familiar”. Segundo ela, o evento é de extrema importância e deve ser visto como uma iniciativa muito boa de prevenção.
– Além de falar sobre os direitos, informar quais órgãos procurar e como devem agir os diretores, gestores e professores em determinados casos, temos que chamar também a atenção dos pais; enfatizar a importância que eles têm na educação dos filhos e que não devem transferir essa responsabilidade para a escola. Abordei, por exemplo, casos de crimes de internet com a exposição dos adolescentes através das redes sociais –, disse a defensora.
O 2º subdefensor público-geral, Rodrigo Pacheco, ressaltou que as atribuições da Defensoria não se limitam à assistência judiciária e processual: "A Defensoria tem um papel de construção de cidadania muito grande. E essa parceria vem a calhar. Nada melhor que dialogar com a comunidade escolar. Muito obrigado ao município e ao instituto pela acolhida a um projeto tão importante".
Já o coordenador-geral do Interior, Marcelo Leão, falou sobre “A atuação da Defensoria Pública no interior do Estado e o Projeto Caminhos do Interior”. A juíza em exercício da Comarca de Pinheiral, Denise Ferrari Maeda Bayeux, explanou sobre a atuação do Conselho Tutelar na proteção integral da criança e do adolescente.
As palestras contaram ainda com as presenças da secretária de Educação, Cleonice Pires; do secretário de Urbanismo, Habitação e Regularização Fundiária, Marcus Russoni; do vereador Rivalney Pedrosa; do defensor público titular de Pinheiral, Felipe Bruno Cambraia; do diretor do campus, Reginaldo Ribeiro Soarese, e do subprocurador do município, João Ribeiro.
Leia mais
Petrópolis recebe projeto de capacitação em Direitos da Defensoria Pública