Nos dias 9 e 10 de novembro, acontece, na Tenda da Ciência, no campus da Fiocruz, em Manguinhos, o “I Seminário Pedagógico do Dicionário”, um evento organizado pela Fundação Oswaldo Cruz para receber representantes da rede pública de atendimento a mulheres em situação de violência do Estado do Rio de Janeiro.
Será feito também o lançamento do “Dicionário Feminino da Infâmia – acolhimento e diagnóstico de mulheres em situação de violência”, obra que reúne verbetes que estão ligados ao universo da violência contra a mulher.
A coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Arlanza Rebello, foi uma das participantes do projeto e a responsável pela definição do verbete “medida protetiva”. A defensora pública será uma das convidadas da mesa 2.2, que acontece no dia 10, às 10h30, irá abordar o conteúdo do seu verbete, um recurso legal estabelecido na Lei Maria da Penha (11.340/2006), e falar sobre a atual questão de mulheres em situação de violência do ponto de vista jurídico.
Confira abaixo a programação completa.
DICIONÁRIO FEMININO DA INFÂMIA
O "Dicionário Feminino da Infâmia – acolhimento e diagnóstico de mulheres em situação de violência” reúne verbetes escritos por especialistas convidadas e que estão ligados ao universo da violência contra a mulher. O trabalho envolveu 80 pesquisadores e conta com 180 verbetes, em uma obra que pretende ser distribuída na Rede SUS e SUAS em todo Brasil.
Por isso, o dicionário foi elaborado para atender às demandas dos próprios profissionais de atendimento nas áreas de saúde, segurança pública, assistência social, entre outros, com intuito de melhorar a formação e acolher adequadamente o público feminino em situação de violência.