O último sábado foi dia de festa na comunidade do Canal do Anil, em Jacarepaguá. Foi lá que o Núcleo de Terras e Habitação da Defensoria Pública iniciou as comemorações pelo seu 20º aniversário, com um grande atendimento ao público em parceria com a campanha permanente da instituição Cidadania, eu defendo e apresentação de atrações culturais. A comemoração teve ainda bolo e “Parabéns para você”.  

Das 9h às 15h, no Centro Pastoral e Cultural Padre Pepe, na comunidade Canal do Anil, a equipe da Defensoria Pública esteve no local para promover um grande atendimento à população. Além das questões fundiárias, o público pode obter orientação jurídica, ofícios de gratuidade para segunda via de carteira de identidade, certidão de nascimento, casamento e óbito, e orientação para o primeiro registro de nascimento. 
 
Paralelamente, num palco montado especialmente para o evento, o Núcleo de Terras e Habitação promoveu uma cerimônia de entrega de registros de declaração de posse a moradores da localidade.  Em seguida, a comunidade homenageou a defensora pública Maria Lúcia de Pontes, coordenadora do núcleo, pelos dois anos de trabalho com a população local. O palco também recebeu as apresentações do grupo de teatro Manoel Congo, do grupo de capoeira da comunidade do Canal do Anil e uma peça protagonizada por crianças do Anil. No final do dia, um bolo para mil pessoas foi cortado depois de um animado “Parabéns para você”. “O Anil virou símbolo de resistência. É uma comunidade que exige respeito e acreditou no direito de moradia. Me sinto honrada em participar deste trabalho e agradeço em nome dos defensores do núcleo”, disse Maria Lúcia, depois de ser homenageada.
 
A comemoração continua: no próximo sábado, dia 15, está programado atendimento coletivo na comunidade da Babilônia, no Leme, que vai incluir também uma caminha ecológica. Nos dias 27 e 28 de agosto, o núcleo promove na sede da Defensoria Pública o I Seminário do Núcleo de Terras e Habitação – Moradia digna, eu defendo. Também no dia 27, o núcleo inaugura sua nova instalação, na Rua México 111, com a presença de autoridades.


VOLTAR