Líbero Atheniense Teixeira Junior, 1º subdefensor público geral do estado do Rio de Janeiro deu início, em Brasília, aos trabalhos da Força Nacional da Defensoria Pública em Execução Penal. Na primeira reunião da Força Nacional foram traçadas organizações internas e a elaboração do organograma de trabalho.
A Força Nacional da Defensoria Pública em Execução Penal foi criada no último dia 12, em Brasília, cuja coordenação geral dos trabalhos ficou a cargo do 1º subdefensor público geral do estado do Rio de Janeiro, Líbero Atheniense Teixeira Junior, escolhido por aclamação na reunião do Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege).
A nova força surgiu por meio de acordo de cooperação entre a Secretaria de Reforma do Judiciário, do Ministério da Justiça, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Defensoria Pública da União (DPU) e do Condege. A Força Nacional se constituirá de um núcleo especializado para fiscalizar o cumprimento de penas, prestar assistência jurídica integral e gratuita a presos do sistema penitenciário brasileiro, além de verificar as condições carcerárias.
Líbero Atheniense ganhou ano passado o Prêmio Innovare, do Ministério da Justiça, pela criação da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), que trouxe agilidade no atendimento aos assistidos da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, e, recentemente, foi homenageado em Recife, pela Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, com o título Amigo e Parceiro.


VOLTAR