A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro participou nesta segunda-feira da cerimônia de lançamento do programa Escolas do Amanhã, da Secretaria Municipal de Educação, na Cidade de Deus.  O projeto, apresentado pelo prefeito do Rio Eduardo Paes e pela secretaria municipal de educação Claudia Costin, vai ser implantado em 150 unidades municipais localizadas em áreas de risco. O objetivo é reduzir a evasão escolar e melhorar o desempenho dos alunos, mantendo, em horário integral, crianças e jovens em atividades culturais, esportivas e educacionais, além de proporcionar atendimento em saúde.
A Defensoria Pública levou para a Escola Municipal Pedro Aleixo, na Praça da Bíblia, sua campanha permanente Cidadania, eu defendo, na qual promoveu, para moradores da região,  orientação jurídica e emissão de ofício de gratuidade para segunda via de carteira de identidade, certidão de nascimento, casamento e óbito, inclusive de outros municípios e estados, e do primeiro registro de nascimento. 

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Educação, por sinal, estão em vias de assinar uma parceria que vai levar a instituição para dentro das escolas. Defensores públicos estreitarão laços com alunos, professores, diretores e pais levando informações sobre direitos e cidadania por meio de palestras e outras atividades a serem desenvolvidas nas escolas. Em seu discurso, Cláudia Costin disse que a participação da instituição será de grande importância no combate à evasão escolar. A parceria também foi lembrada em discurso pelo prefeito, que pediu uma salva de palmas para o trabalho dos defensores públicos.


VOLTAR