Tudo começou em 2007, quando o irmão mais velho de Jaime, José Augusto, foi preso por roubo em Santa Catarina. Preso, ele se identificou com o título eleitoral que tinha furtado de Jaime. Assim, o criminoso ficou sendo Jaime e não José. Para piorar a situação, José Augusto fugiu e, no início deste mês, Jaime foi preso quando passava por uma blitz. Apesar das circunstâncias que apontavam sua inocência – o trabalhador estava no Rio de Janeiro empregado na época do crime e não tem tatuagens no braço ao contrário do irmão, segundo aponta um documento -, Jaime permaneceu na carceragem. A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro entrou em ação para garantir que um inocente não pagasse por um crime que não cometeu. O assessor criminal da instituição Denis Sampaio impetrou o habeas corpus no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, objetivando o relaxamento da prisão.
A história ganhou destaques em edições do RJTV e do Jornal Nacional, da TV Globo. A repercussão do caso fez com que a Justiça de Santa Catarina levasse em consideração as informações noticiadas e concebeu um hábeas corpus libertando Jaime Augusto na última terça-feira. Em reportagem exibida nesta quarta-feira no Bom Dia Rio, Jaime comemorou a volta para casa.
Segundo a reportagem, mesmo em liberdade, Jaime ainda responde pelo crime. A Defensoria Pública do Estado do Rio informou, no entanto, que já está reunindo toda a documentação para que o processo contra ele seja corrigido e assim Jaime possa ficar livre da acusação. Segundo a Justiça, será aberta uma nova investigação para apurar a troca de identidades. E nos próximos dias, deve ser decretada a prisão de José Augusto, o irmão que cometeu o crime.
Assista às reportagens sobre o caso nos links:
http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1276453-10406,00-TRABALHADOR+E+PRESO+NO+LUGAR+DO+IRMAO.html
http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL1280251-9099,00-JUSTICA+DECIDE+LIBERTAR+HOMEM+PRESO+NO+LUGAR+DO+IRMAO.html
http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL1280648-9101,00-HOMEM+PRESO+NO+LUGAR+DO+IRMAO+E+LIBERTO+APOS+QUASE+UM+MES+DE+CADEIA.html