Representando a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, o defensor público e coordenador geral da Região dos Lagos, Petrúcio Malafaia, propôs um acordo de cooperação institucional entre a Defensoria Pública e a Secretaria de Educação de Rio das Ostras.
A proposta apresentada por Petrúcio Malafaia cede o modelo já em prática nas escolas municipais do Rio desde setembro, quando a Defensoria Pública assinou acordo de cooperação com a secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin, a fim de levar cidadania às escolas do município por meio da campanha permanente Cidadania, eu defendo, cujo tema deste ano é Uma família que forma cidadãos.
Segundo a secretária de Planejamento Rosemarie Teixeira, que intermediará o contato entre a Defensoria Pública e a Secretaria de Educação, espaços para palestras serão inaugurados brevemente no município, onde haverá debates sobre temas variados. A Defensoria Pública, além de ir às escolas, também fará parte das instituições que levará cidadania aos jovens da região nas tendas a serem levantadas. “Nesses espaços os jovens terão voz”, explicou a secretária de Planejamento.