A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro destacou um plantão de defensores para prestar assistência às vítimas do forte temporal que caiu semana passada na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Um dos municípios mais atingidos foi o de Niterói. A Defensoria Pública está prestando atendimento ininterrupto no Morro do Bumba, por tempo indeterminado.
E, a partir desta terça-feira, grupos formados por defensores públicos, estagiários e funcionários de apoio darão atendimento jurídico às pessoas desabrigadas que ainda se encontram nas comunidades afetadas por desabamentos e alagamentos.
A força-tarefa atenderá na terça-feira, 13, 95 famílias do Morro do Borel, no CIEP da Rua São Miguel. Na quinta-feira, 15, serão atendidas 211 famílias na comunidade João Paulo II, no Andaraí (na Rua Sá Viana 269, no Grajaú; e na Rua Andaraí, na Travessa Viana 4). E na sexta-feira, 16, a Defensoria Pública atende 55 famílias do Morro do Turano (Colégio Estadual Herbert de Souza, Rua Barão de Itapagipe 311, entrada pela Rua Infante de Sagres, Rio Comprido). Todos os atendimentos acontecerão das 13h30m às 18h.
Além disso, a Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Terras e Habitação, também tem prestado assistência jurídica à comunidade do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa.
Paralelamente, está disponibilizado na Fundação Escola da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Avenida Marechal Camara 314, 4º andar) um posto para acolhimento de donativos: roupas, alimentos não-perecíveis, cobertores, colchões, entre outros. As doações podem ser feitas de segunda-feira a sábado.